Partido: Vereador União Brasil
Nascido no dia 20 de Julho de 1987, no Município de Rio Maria no Estado do Pará, é filho de Antônio Mendes De Oliveira e Maria De Fatima Dos Santos Oliveira, é o terceiro de uma família de quatro irmãos.
Iniciou o seu labor aos oito anos de idade, começando a trabalhar vendendo pão pela manhã e no período da tarde vendia cachorro quente com seu genitor, e anualmente vendia flores para o dia das mães no que até então era apenas a vila de Anapu, também realizou em sua juventude a venda de Pastéis, coxinhas, sorvetes, chopes, torrada, bolo, banana e etc, para auxiliar no sustento de sua família, necessitando abrir mão de certa parte de sua infância.
É um grande amante do esporte, e em sua juventude praticou Capoeira, Break Dance – (hip Hop), atraindo muitos jovens para o esporte, e incentivando a proliferação desses esportes no município.
Posteriormente, exerceu atividade laboral na Serraria Lunard, até o ano de 2008, quando migrou sua atividade para trabalhar no Sindicato Dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Anapu/PA (STTR), onde prestou seus trabalhos com muito amor e dedicação a população de Anapu, em especial ao Agricultores, auxiliando durante o processo administrativo junto a Autarquia Federal do INSS, com esta fama o acompanhando até os dias de hoje, possuindo a alcunha de Anderson do Sindicato.
Quando iniciou suas atividades no Sindicato, a zona rural do município sequer possuía energia elétrica, e após muito empenho e muita luta em conjunto com os agricultores, conseguiu inúmeras conquistas para os agricultores e beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Sua carreira politica inicia-se preteritamente a sua campanha, seu avô Luiz Ferreira, conhecido pela alcunha de Luiz Buchudo, foi um pioneiro e um dos desbravadores do município desde o ano de 1977, sendo um dos fundadores do município de Anapu, em um período com uma grande ausência do poder público no local, vivendo inúmeras dificuldades, com estadas ruins, ausência de serviços públicos essenciais, e de comodidades como mercados e farmácias.
Na primeira campanha seu avô foi candidato a vereador, o que gera muito orgulho a todos de sua família, e embora não tenha ganhado as eleições foi uma grande liderança política do município, participando ativamente do plebiscito que criou esta grande cidade, em um período que nas margens da Transamazônica somente haviam 5 casas.
O despertar de sua vocação para a política iniciou durante a sua atuação no Sindicato do Trabalhador Rural, após realizar o Curso de Formação Sindical (ENFOC), esteve ativamente presente nas lutas dos pequenos agricultores e dos aposentados, viu as dificuldades enfrentadas por estes, e visando atuar pelos componentes desse grupo, bem como a sua incessante e pretérita busca de melhorias para o município de forma coletiva, como a luta pela construção da ponte sobre o Rio Anapu, que até então só possuía uma única via, gerando inúmeros sinistros ao longo dos anos, e com esse desejo de continuar lutando por esses interesses, no início de 2024, decidiu se candidatar a vereador, logrando êxito em sua eleição, com 408 votos.
Demais disso, por conta de sua juventude, em decorrência das inúmeras dificuldades de sua infância e sua juventude, o vereador se preocupa em levar a cultura para as crianças e adolescentes, com grande vontade de retomar a cultura entre as camadas mais carentes da sociedade, como outrora fez como capoeirista e B – BOY, bem como pretende continuar com as lutas sociais em favor dos idosos, agricultor familiar, e também no respaldo e proteção aos animais.
Dedico o meu mandato ao meu pai e a minha mãe, que sempre apoiaram meu plano de ser vereador, bem como sempre me aconselharam da melhor maneira possível, me transformando no homem que sou hoje, também agradeço ao meu avô, que sempre esteve ativamente na politica e formação do município, e também as 408 pessoas que depositaram a confiança em mim, agradeço também a minha esposa Paula, que também me apoia todos os dias, e batalhou e sempre esteve comigo nos momentos mais difíceis de minha vida.
Agradeço também as minhas irmãs pelo apoio em minha vida, sendo a minha base, e também ao meu sogro, o Senhor Cícero, que prestou grande apoio para mim, e também ao meu primo Paulinho da Fanfarra, este que deixou de ser candidato para prestar apoio a minha candidatura.
Expresso também imensa gratidão ao Sr. Nildo dos Curicas, Rosimar, popular barbicha, o Sr. Matias, as formiguinhas Dona Fran, Fernanda e Aline, ao Sr. Joacir e a todos lideranças que apoiaram.
Por fim, peço a orientação de Deus para que eu possa trilhar este caminho sob a direção e benção dele.
FERNANDO ANJOS DA SILVA
Telefone: (91) 99305-1508
Horário de atendimento: 08:00 as 12:00 horas (Seg. a Sex.).
Fernando Anjos da Silva, brasileiro, nasceu no dia 15 de agosto 1982 na cidade Hidrolina – Go atualmente residente na cidade de Anapu-PA, pai de 2 filhos tendo como primogênita Luizah Fernanda Martins Anjos e Luiz Fernando Borges Anjos.
Fernando é Filho caçula de João dos Anjos da Silva e de Helena Maria da Silva. Desde pequeno trabalhou com o seu pai na lavoura, sendo vendedor de rapadura, padeiro e tirador de leite.
Em 2003, aos 20 anos, sofreu um grave acidente no qual ficou paraplégico, passando por cirurgia para fixação da coluna vertebral no Hospital Ordem Terceira em Belém Pará. No mesmo ano conseguiu uma vaga no Hospital Sarah em Brasília, onde começou a sua reabilitação e adaptação à sua nova vida.
No ano 2005, voltou a estudar na Escola Maria das Dores concluindo o ensino fundamental e em 2008 mudou-se para Brasília onde o mesmo concluiu o Ensino Médio na Escola CRF2 Riacho Fundo 2 em Brasília.
E em 2010, começou a gerenciar uma oficina de moto, na qual trabalhou por 10 anos. No ano de 2018, ingressou na vida política no município de Anapu-PA se candidatando ao cargo de Vereador pela primeira vez e eleito no ano 2020, como o quarto candidato bem mais votado pelo partido PSDB e reeleito pelo mesmo partido nas eleições de 2024.
Telefone: (91) 99322-5822
Jairo Anacleto Souza da Silva, nascido no dia 28 de abril de 1982, em Altamira no estado do Pará. Casado com Andressa Santos da Silva, pai de 3 filhos e morador da Vicinal PDS Esperança, Vicinal 3. Jairo Anacleto nasceu em Altamira, mas foi criado no interior de Anapu, na Vicinal Catarina, onde também se casou e construiu família. Mora no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), desde 2007, onde se tornou, diácono, hoje é presbítero na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão. Jairo Anacleto possui história com a política municipal desde cedo. O tio, Paulo Anacleto, foi vereador por dois mandatos consecutivos(2001/2004 e 2005/2008), falecendo em 2020, mas já deixando o legado ao sobrinho. Jairo sempre foi ativo na política municipal, mas vendo a necessidade de falar e ser voz ativa pelo povo, se candidatou a vereador em 2020 pelo partido PSDB, conseguindo 420 votos(não foi eleito pela legenda partidária). Mas não desistiu e tentou novamente em 2024 pelo partido Podemos, onde se destacou com 527 votos válidos, sendo eleito vereador em Anapu, e fazendo valer a voz do cidadão e do produtor rural. Hoje ocupa sua cadeira na casa de Leis, cobrando os direitos da população e busca por resultados que beneficiem a todos.
JEFTHER WESLEY DE ARAÚJO SOUSA (JEFTHER DO SURUBIM)
Jefther Wesley de Araújo Sousa, mais conhecido como JEFTHER DO SURUBIM, residente e domiciliado na Vila Surubim, Rua 05, Nº 04 – Zona Rural de Anapu/PA, nasceu em 10 de abril de 1995, na cidade de Altamira no Pará, pois ANAPU ainda não tinha um Hospital equipado para realizar cesariana.
Filhos de João Gomes de Sousa, ex-vereador do PTB, gestão 2005/2008, e de Claudiane de Araújo, ambos funcionários públicos concursado do Município de Anapu, aos 7 anos de idade iniciou seus estudos na EMEF Coração de Jesus, na BR Transamazônica, área rural de Anapu/PA, cursou Ensino Fundamental na E.M.E.F Osvaldo Cruz, (Surubim), onde também iniciou o ensino médio, na modalidade SOME, Sistema Organizacional Modular de Ensino, anexo a Escola Estadual de Ensino Médio (Maria José Santana, sede do município), cursando o 1° e o 2° ano, e concluiu o 3° ano na Escola Estadual Santa Clara (ANAPU).
De 2008 a 2018, trabalhou como vendedor balconista na Empresa MAX MOTOS, onde trabalhou por 10 anos, retornando ao SURUBIM, voltou a trabalhar como vendedor de produtos agropecuários, Empresa filial do seu tio SEMENTES GERMANO, instalada na vila Surubim, desde de 2019.
Entrou para vida pública filiando ao Partido PSDB, e concorrendo seu primeiro mandato de vereador, onde foi eleito sendo o terceiro mais votado do partido, com 553 votos. E nas eleições de 2024, foi reeleito com 1.169 votos, sendo assim, o vereador mais votado da Câmara, Atualmente está como vereador ocupando a mesa diretora como primeiro secretário. “A ferramenta mais importante de um líder é o seu próprio exemplo”. Trabalho e Juventude!
JOÃO CARLOS GONÇALVES CHAVES (CARLIM DA NELIENE)
Nascido em Araguaína (TO) em 15/07/1969, tem 55 anos, é agricultor com Ensino Fundamental Completo e casado, pai de 4 filhos, Jean Carlos, Bruno Oliveira, Wanderson Oliveira, João Elias.
João Carlos Gonçalves Chaves, chegou no município no ano de 2001, sempre trabalhou na agricultura nas suas horas vagas prestou serviços voluntários para a população da sua famosa “Ford F4000” fazendo mudanças e etc… Sempre prestátivo, ganhou espaço se tornando uma figura politica muito importante. “Carlim da Neliene” iniciou sua carreira politica através da sua esposa (Vereadora Neliene Sousa Oliveira Chaves-Falecida) por isso se deu nome de sua candidatura “Carlim da Neliene”.
Se tornou vereador eleito no ano de 2013 partido (PDT) com 424 votos, em seguida reeleito no ano de 2017 agora pelo partido (PSDB) com 625 votos, 2021 ficou como suplente com 519 dos votos pelo (PSDB) assumiu no ano de 2022 como parlamentar por 4 meses, do mês de junho a novembro do respectivo ano e no ano de 2025 pelo seu 3 mandado foi eleito pelo (MDB) com 498 votos. Sempre prestou um belo trabalho para a população como diz seu slogan de sua campanha e de sua vida- fazendo o bem sem olhar a quem.
LIJHONE LEITE RODRIGUES (LIJHONE ELETRICISTA)
E-mail: gbvereadorlijhoneeletricista@
Telefone: (91) 99210-0869
Lijhone Leite Rodrigues (Lijhone Eletricista): Uma História de Trabalho, Família e Serviço ao Povo. Nasci em Imperatriz, Maranhão, no dia 7 de outubro de 1991. Desde cedo, aprendi o valor do trabalho árduo e da dedicação. Aos 11 anos, mudei-me para o Pará com minha família, onde encontrei um novo lar e construí uma vida cheia de propósito. Em Anapu, encontrei o amor e construí uma família. Me casei e tive três filhos, que são a luz dos meus olhos. Mas nunca esqueci minhas raízes e minha comunidade. Desde os 15 anos, trabalho na área da eletricidade, sempre buscando melhorar a vida das pessoas ao meu redor. Em 2011, passei no concurso público em Anapu e me tornei um servidor público dedicado. Trabalhei incansavelmente para melhorar a infraestrutura da cidade e garantir que os serviços públicos fossem de qualidade. Mas não parei por aí. Em 2024, decidi me candidatar a vereador em Anapu, movido por um desejo profundo de fazer a diferença na vida das pessoas. E fui eleito! Hoje, como vereador, sou um defensor incansável dos direitos dos funcionários públicos e das questões sociais. Sou um homem do povo, que ouve e representa os anseios da comunidade. Sou um líder que inspira confiança e respeito. Minha história é uma prova de que, com trabalho árduo, determinação e um coração cheio de amor, é possível fazer a diferença no mundo. Sou um exemplo para todos nós, e minha trajetória é uma inspiração para qualquer um que queira mudar o mundo para melhor. Compromisso com o mandato do Vereador Lijhone: “Eu, Lijhone, Eletricista e Vereador eleito pelo povo de Anapu, assumo o compromisso de honrar a confiança depositada em mim. Durante meu mandato, vou trabalhar incansavelmente para: – Defender os direitos dos funcionários públicos e dos trabalhadores em geral; – Lutar por melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos de Anapu; – Representar a voz da comunidade e ouvir suas necessidades e anseios; – Trabalhar em parceria com outros líderes e instituições para o desenvolvimento de Anapu. Como Eletricista, sei a importância de um trabalho bem feito e da responsabilidade para com a comunidade. Como Vereador, vou aplicar esses mesmos princípios para servir ao povo de Anapu. Obrigado por essa oportunidade. Vou honrar a confiança depositada em mim e trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas de Anapu.” Gabinete do vereador Lijhone Eletricista.
Osmário Oliveira Evangelista mais conhecido como Osmar o Liderança, Trabalhou no setor madeireiro, foi auxiliar administrativo na câmara Municipal de Vereadores da cidade de Anapu, trabalhou em postos de gasolina, morador de Anapu-PA há trinta anos, onde nesta cidade casou-se com Edina Silva Evangelista, a mulher guerreira e determinada que o acompanha a 22 anos, mãe de cinco filhos aos quais Osmar e Edina tem como maior riqueza. Osmar o liderança está em seu terceiro mandato como vereador, vale ressaltar que assim que eleito como vereador em 2024, foi um grande nome pedido a ser o atual presidente da Câmara de vereadores no biênio 2025/2026, ao qual vem fazendo um belo trabalho. Osmar é um homem determinado e seu diferencial é sempre lutar pela melhoria dos cidadãos e cidadãs de Anapu.
Raimundo Alves Pereira (vulgo Raimundo Broca) nascido no dia 30 de outubro de 1964, em Minaçu, no Estado do Goiás, tem união estável com Érika Macedo Cruz e é pai de 6 filhos, além de ser um dos pioneiros do município. Nos primeiros anos de vida, teve infância no ramo da agricultura e pecuária. Estudou até a 3ª série no Estado do Goiás. Chegou em Anapu em 2002, onde se instalou na zona rural, em sua fazenda. Hoje a vicinal se chama Raimundo Broca, em homenagem a ele, pois foi o criador da vicinal. Em 2006, foi o diretor geral da primeira cavalgada realizada no município de Anapu, e em 2010, se tornou proprietário do Parque de vaquejadas RB, onde anualmente ocorrem torneios e shows. Em 2012, se tornou vereador do município pela primeira vez, visando ser a voz do produtor rural, o comerciante e a classe trabalhadora. Atualmente está em seu segundo mandato na casa de Leis, ocupando um cargo na mesa diretora como segundo secretário, onde possui os mesmos princípios de quando chegou no município. Apoia também a gestão municipal em ações que beneficiem a população. “Dedico e agradeço os meus mandatos à minha mãe, dona Luzia Pereira Câmara de Souza, ao meu pai, Domingos Alves de Sousa, aos meus filhos, que amo incondicionalmente, e a todos os que acreditaram e acreditam no meu trabalho como vereador e pessoa” (Raimundo Alves Pereira)
Whandeilon de Carvalho Santos, união estável, 33 anos, chegou em Anapu em 2007 junto com seu pai e seus irmãos. Logo em seguida da sua chegada início com seu pai o trabalho em pequenas obras civis. Pouco tempo depois engrossou na universidade formando-se em engenharia, em seguida iniciou sua jornada no serviço publico na coordenação da secretaria de meio ambiente de Anapu, contribuindo com a mitigação dos problemas ambientais na nossa região, na mesma época tornou-se parte da comissão que integra o PDRSX, junto ao seu amigo Rusivel somaram forcas para contribuir com as demandas da população afetada na volta grande, luta essa que nos tempos atuais é convertida em estradas e alguns outros benefícios na região do surubim, Bacajá e adjacências.
No ano de 2018 se tornou societária municipal de meio Ambiente cursando especialização em recuperação de ambientes degradados e contaminados . No ano de 2020 iniciou suas aspirações ao cargo de vereador da cidade, a campanha e o trabalho social na cidade o tornou o vereador mais votado da atualidade do município.